Sua Nota Tem Valor divulga resultado de pesquisa de satisfação

Cerca de 95% das pessoas afirmam ter o hábito de pedir nota fiscal ao realizar uma compra e quase 97% dizem compreender a importância de pedir o documento para a correta arrecadação tributária. É o que demonstram os dados colhidos pela pesquisa de satisfação, realizada pelo programa Sua Nota Tem Valor (SNTV), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

O questionário, aplicado entre os dias 1° e 10 de março de 2023, obteve 1.104 respostas e teve o objetivo de colher informações e sugestões acerca das funcionalidades do aplicativo do programa, conhecer o perfil dos participantes e compreender o grau de consciência sobre a função social do tributo. Entre os motivos que fariam os entrevistados se cadastrarem no programa, os que mais aparecem são o apoio a uma instituição filantrópica e as vantagens em participar dos sorteios, concorrer a prêmios, descontos e recompensas.

Sobre novos benefícios que os participantes da pesquisa gostariam que fossem oferecidos, destacam-se descontos em farmácia, viagens e ingressos, por exemplo, assim como cashback (dinheiro de volta). “Os entrevistados preferem que o programa ofereça mais prêmios, ainda que com valores menores. Isso resultaria em um número maior de ganhadores”, complementa a gestora do Sua Nota Tem Valor, Jonilma Maia.

Além dos sites da Sefaz-CE e do programa SNTV, a divulgação do questionário ocorreu pelo envio de e-mails, pelos perfis respectivos no Instagram e pelo WhatsApp. De acordo com os dados, 94,7% dos entrevistados já estão cadastrados no programa. Muitos entrevistados ficaram sabendo do levantamento por indicação de outras pessoas e pelo site da Sefaz-CE. Os resultados demonstraram ainda que há um número relevante de pessoas não cadastradas, principalmente, pelo fato de elas desconhecerem o programa e por não saberem como se inscrever.

Os dados obtidos na consulta contribuirão para uma melhor experiência do usuário e aumento do engajamento com a iniciativa. “A partir dessa pesquisa, faremos, juntamente com o Núcleo de Cidadania, ligado à educação fiscal, um plano estratégico para o desenvolvimento de ações para divulgação e novos cadastramentos”, explica a gestora.

Sobre o programa

Desenvolvido pela Secretaria da Fazenda, o Sua Nota Tem Valor tem o objetivo de conscientizar a população acerca da importância de pedir notas e cupons fiscais e, assim, garantir o recolhimento dos tributos, por meio da educação fiscal.

Atualmente, estão cadastrados no programa mais de 255 mil participantes pessoas físicas e 479 instituições sem fins lucrativos, que atuam nas áreas de assistência social, esportes, saúde, educação, meio ambiente, cultura, apoio aos animais e religiosas.

O programa contabiliza, desde a criação em 2020, a entrega de cerca de R$ 15 milhões em prêmios, distribuídos entre 410 pessoas e 360 instituições sem fins lucrativos.

Como participar

Para participar, o consumidor deve se cadastrar no site ou no aplicativo Ceará App, pela aba Sua Nota Tem Valor. A ferramenta está disponível para download gratuito nas lojas Play Store (sistema operacional Android) e App Store (sistema IOS).

*A estagiária Vanessa Alves é supervisionada pela jornalista Imaculada Vidal

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?